terça-feira, 29 de abril de 2014

Tipos de Frases.


Interrogativa: Nas frases interrogativas utiliza-se o ponto de interrogação [?]. Nestas frases expressa-se uma pergunta, um pedido de informação ou esclarecimento sobre algo.

Exemplos:
1. Onde você vai almoçar hoje?
2. Você já fez sua lição de casa?
3. Quando você vai me levar ao cinema?


Declarativa: Nas frases declarativas utiliza-se o ponto final [.]. Nessas frases expressa-se uma declaração afirmativa ou negativa a respeito de algo.

Exemplos:
1. Hoje eu vou almoçar na casa da minha vó.
2. Já terminei toda a minha lição de casa.
3. No final de semana nós iremos ao cinema.


Imperativa: Nas frases imperativas utiliza-se o ponto final ou o ponto de exclamação [ ! ] . Nessas frases expressa-se uma ordem, um pedido, um convite.

Exemplos:
1. Vá fazer sua lição de casa agora! (ordem)
2. Por favor, vá fazer sua lição de casa. (pedido)


Exclamativa: Nas frases exclamativas utiliza-se o ponto de exclamação [!]. Nessas frases expressa-se surpresa, emoção, ou algum sentimento de alegria, tristeza, ódio, etc. Podemos terminar a frase usando mais de um ponto de exclamação.

Exemplos:
1. Nossa que legal!!
2. Oba, vamos ao cinema!!
3. Não quero mais ver você na minha frente.


Agora vamos nos divertir!!   

ATIVIDADE.

1) Classifique as frases como interrogativa, declarativa, imperativa e exclamativa:

a) É uma delícia esse bolo!
b) Quantos dias faltam para o seu aniversário?
c) Faça-o entrar no carro!
d) Hoje eu não vou à aula de inglês.
e) Empreste-me o seu celular, por favor.
f) Que blusa linda!!!
g) Ela não está em casa agora.
h) Você sabe o que é uma frase interrogativa?
i)  Que quadro tão bonito!
j) João, emprestas-me a tua bola?
k) Dia 19 de abril é o dia do índio.
retirado do seguinte link: http://mariajosebeguer.blogspot.com.br/2012/06/frases-etipos-de-fraes-atividades.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário