quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Poema.

O poema é um texto literário, geralmente escrito na forma vertical, isto é, um verso embaixo do outro. Pode ocupar o espaço do papel de variadas maneiras, por ser possível formá-lo utilizando versos e estrofes de tamanho e números diferentes. A rima é uma característica do poema, mas não obrigatória, pois existem versos sem rimas. O poema requer a leitura em voz alta para que capturemos melhor o ritmo dos versos. Para expressar emoções, sentimos, visões diversas da realidade ou criar suspense, o autor utiliza recursos que proporcionam efeitos de sentido e atribuem outros significados ao poema. Analise estes poemas abaixo e depois responda a atividade em seu caderno:

O ônibus

Logo na esquina
desceu o primeiro.
Seguiu o motorista
mais quatro passageiros.

Desceu o segundo
no ponto seguinte.
Levou um susto:
a rua estava diferente.

Desceu o terceiro 
na casa de Raimundo 
que carrega no nome 
tanta raiva do mundo.

O quarto desceu
em frente à estátua.
Caiu-lhe sobre a cabeça 
uma espada de prata.

Desceu o último
tranquilo na calçada, 
queria sentir o vento,
passear e mais nada.

Ficou só o motorista 
nenhum passageiro.
Agora sim – ufa! – 
podia ir ao banheiro.
(Poesia a gente inventa. São Paulo: Ática, 1996.)
ATIVIDADE


1. O poema está organizado em partes, isto é, em estrofes.
 
a) Qual é o número de estrofes do poema?

b) Quantas pessoas havia ao todo no ônibus?

2ª - Leia com atenção o poema de Otávio Roth.

DUAS DÚZIAS DE COISINHAS À-TOA QUE DEIXAM A GENTE FELIZ
(Otávio Roth)
Passarinho na janela, pijama de flanela, brigadeiro na panela.
Gato andando no telhado, cheirinho de mato molhado, disco antigo sem chiado.
Pão quentinho de manhã, dropes de hortelã, grito de Tarzan.
Tirar a sorte no osso, jogar pedrinha no poço, um cachecol no pescoço.
Papagaio que conversa, pisar em tapete persa, eu te amo e vice-versa.
Vagalume aceso na mão, dias quentes de verão, descer de corrimão.
Almoço de domingo, revoada de flamingo, herói que fuma cachimbo.
Anãozinho de jardim, lacinho de cetim, terminar o livro assim.

a)Quais são as palavras do poema que rimam? Faça uma lista.


retirado de: http://heloizaportuguesmarques.blogspot.com.br/2011/07/poema-caracteristicas-6-ano.html
http://bancodeaulas.blogspot.com.br/2013/05/atividades-sobre-numeral-exercicios-6.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário