Entre as religiões monoteístas, o cristianismo é, sem dúvida, a que conta com maior número de fiéis e a que está mais difundida em todo o mundo. Nascida dos ensinamentos de Cristo como prolongamento e superação do judaísmo, no curso de sua evolução histórica viu dela se formarem três grandes ramos: a Igreja Católica, as igrejas protestantes (ou evangélicas) e as igrejas ortodoxas. Embora divirjam em importantes aspectos doutrinários, essas três vertentes permanecem irmanadas por sua crença no caráter divino da revelação de Jesus, na existência de um Deus único em três pessoas, iguais em natureza e dignidade, que criou o mundo do nada, e nos princípios essenciais da cristandade: amor a Deus sobre todas as coisas, traduzido necessariamente no amor ao próximo, e a fé na chegada do reino de Deus.
Os três ramos do cristianismo têm também um mesmo livro sagrado, a Bíblia, e acrescentam ao Antigo Testamento judaico o Novo Testamento, que compreende os Evangelhos e outros livros posteriores ao nascimento de Jesus. O termo "igreja", de origem bíblica, tem um significado original de comunidade, mas faz alusão de forma especial à realidade transcendente da união de todos os crentes num só corpo com o Cristo ressuscitado.
Para os cristãos, Jesus Cristo, é filho de Deus, que se tornou homem e veio ao mundo a fim de pregar o amor a Deus e ao próximo. Contudo, foi perseguido e morto pelos romanos, que não aceitavam os seus ideais. Jesus apareceu como um novo líder, se intitulava como o salvador do mundo e, era assim, uma ameaça para o Império Romano que o considerou um mentiroso.
Após a sua morte, os 12 apóstolos - seguidores que haviam recebido a missão de difundir as ideias de Jesus, avançaram pelo mundo com o compromisso de cumprir a sua tarefa.
Sendo reconhecidas, as ideias propagadas ganharam seguidores. Nasce o Cristianismo, cujo nome vem da palavra Cristo, que quer dizer pessoa consagrada.
Em Roma, foi martirizado Pedro, o discípulo a quem Jesus legou a tarefa de cuidar da sua Igreja. Ali também foram realizados vários concílios. Desta maneira, a cidade foi se destacando ao longo dos anos até se tornar sede da Igreja Católica.
A crença em Jesus ganhava mais adeptos. Sua doutrina se espalhava pelo Império Romano. Como os cristãos se recusavam a adorar os deuses romanos, começaram a ser perseguidos.
ATIVIDADE.
1ª - Quais as três vertentes em que se divide o cristianismo? Cite a principal semelhança das mesmas.
2ª - Como você pode observar, durante a leitura do texto, o cristianismo é bastante amplo, tendo outras vertentes. Sendo assim, elabore uma tabela demonstrando as principais características dos cristãos CATÓLICOS e ORTODOXOS.
Como sugestão de site para pesquisa clique AQUI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário