Leia e interprete o texto:
Por que ler sobre as religiões?
Um rápido olhar para o mundo ao redor mostra que a religião desempenha um papel bastante significante na vida social e política de todas as partes do globo. (...) Um conhecimento sobre as religiões também é útil num mundo cada vez mais multicultural.
Muitos de nós conhecemos pessoas e até sociedades quem têm diferentes valores e modos de vida, ao mesmo tempo que imigrantes e refugiados chegam ao nosso próprio país, confrontando-se com um sistema social que lhes é totalmente estranho.
Além disso, o estudo das religiões pode ser importante para o desenvolvimento pessoal do indivíduo, a aceitação das diferenças e a compreensão de culturas diferentes.
Tolerância
Tolerância, ou seja, respeito pelas pessoas que têm pontos de vista diferentes do nosso, é uma palavra-chave no estudo das religiões. Não significa necessariamente o desaparecimento das diferenças e das contradições, ou que não importa no que você acredita (...) Uma atitude tolerante pode perfeitamente coexistir com uma sólida fé e com a tentativa de conviver com os outros respeitando as diferentes crenças. Porém, a tolerância não é compatível com atitudes como zombar das opiniões alheias ou se utilizar da força e de ameaças.
A tolerância não limita o direito de fazer propaganda, mas exige que esta seja feita com respeito pela opinião dos outros. Os registros da História mostram inúmeros exemplos de fanatismo e intolerância. Já houve lutas de uma religião contra outra e se travaram diversas guerras em nome da religião.
Muitas pessoas já foram perseguidas por causa de suas convicções, e isso continua acontecendo nos dias de hoje. Com frequência, a intolerância é resultado do conhecimento insuficiente de um assunto. Quem vê de fora uma religião, enxerga apenas suas manifestações, e não o que elas significam para o indivíduo que a pratica.
O respeito pela vida religiosa dos outros, por suas opiniões e seus pontos de vista, é um pré-requisito para a coexistência humana. Isso não significa que devemos aceitar tudo como igualmente correto, mas que cada um tem direito de ser respeitado em seus pontos de vista, desde que estes não violem os direitos humanos básicos.
Texto adaptado de: GAARDER, Jostein. O livro das religiões. Tradução: Isa Mara Lando. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
Responda o que se pede:
1. Como você responderia a pergunta proposta pelo título do primeiro texto: Por que ler sobre religiões?
2. De acordo com o texto, o que é tolerância?
3. O que não é compatível com uma atitude tolerante? Por quê?
4. Por que a tolerância é importante ao falarmos sobre as religiões?
Nenhum comentário:
Postar um comentário