terça-feira, 12 de maio de 2020

ESCOLA E DIVERSIDADE RELIGIOSA.

Leia o texto abaixo:

    O espaço escolar é privilegiado por propiciar aos educandos a oportunidade de refletir sobre o conhecimento historicamente produzido: a identidade cultural e social; o conhecimento de aspectos da ciência; e da cultura nacional, dentre as quais se encontram as diferentes tradições e manifestações religiosas presentes na sociedade. De tal sorte, neste ambiente, é possível entender a amplitude da própria cultura em que se insere.
    Essa compreensão deve favorecer o respeito à diversidade cultural religiosa, em suas relações éticas e sociais, fomentando medidas de repúdio a toda e qualquer forma de preconceito e discriminação e o reconhecimento de que todos são portadores de singularidades. Ou seja, a escola não pode prescindir da sua vocação de instituição aberta ao universo da cultura, aos integrais acontecimentos e da ação do homem.
    Nesse contexto, a experiência religiosa faz parte desses fenômenos, com os fatos e os sinais que a expressam. O fato religioso, como todos os fatos humanos, pertence ao universo da cultura e, portanto, tem uma relevância cultural, tem uma relevância em sede cognitiva (COSTELLA, 2004, p. 104). Nesta perspectiva é que, enfim, encontra-se o Ensino Religioso no espaço chamado escola.


Após a leitura do texto, responda.

ATIVIDADE.

1ª - Por que a escola é o melhor local para refletir sobre a diversidade humana seja ela cultural ou religiosa?

2ª - "A discriminação entre os seres humanos é uma ofensa à dignidade humana e deve ser condenada como uma violação aos Direitos Universais da pessoa”.
Você concorda com a frase entre aspas? Justifique.

3ª - Nós também amamos a vida. Nós também queremos viver.

Para vocês a vida é bela/ Para nós é favela
Para vocês carro do ano/ Para nós resto de pano
Para vocês o luxo/ Para nós o lixo
Para vocês escola/ Para nós pedir esmola
Para vocês ir à lua/ Para nós morar na rua
(...)
Para vocês imobiliária/ Para nós reforma agrária
Para vocês compaixão/ Para nós organização
Para vocês tá bom, felicidades/ Para nós... igualdade.

Nós também amamos a vida
Nós também queremos viver!

* Quais os questionamentos apresentados pela poesia acima? O que você entendeu?

4ª - Assista a animação abaixo.


O que mais te chamou atenção no vídeo acima sobre tolerância? Destaque suas observações e escreva um pequeno texto.

***

Fontes: https://drive.google.com/file/d/0B8OF_uUdlMU3bDBjQW4zQkVwT00/view
https://www.youtube.com/watch?v=ecsHNhTkYiY
http://www.mj.gov.br/sedh/dpdh/gpdh/ddh_bib_inter_universal.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário