terça-feira, 19 de agosto de 2014

Notícia X Reportagem

O sonho de ser dono do próprio nariz.

Inês Amorim 
Chiquinho tem 16 anos e, para impressionar as meninas e tirar onda de mais velho, anda com uma chave de carro pendurada no chaveiro, que fica sempre à vista, preso a calça. Parece brincadeira, mas é sério. Chiquinho é amigo de Júlio de 15 anos, que, como a maioria dos garotos de sua idade, também tem vontade de ser mais velho.
-Queria poder dirigir. Para quê ? Ah, para poder levar as garotas em casa e não ter que depender dos pais para buscar nas festas - diz Júlio.
Aparentando bem mais do que seus 14 anos, Guilherme garante que nunca mentiu sobre sua idade. Para ele, ter 18 anos não é tudo:
-Queria ter logo 21, pois com 18 você ainda deve satisfação aos pais. O bom de ter uma carro é que qualquer um, mesmo sendo feio, leva uma menina para casa depois de uma festa. É sério! Qual a menina que gosta de voltar a pé ou de ônibus ? -argumenta.
Edson de 15 anos, cita outra vantagens de ser maior de idade:  
-Poder ir a boates sem correr o risco de ser barrado na porta, tomar cerveja e não ter hora para voltar para casa -lista Edson 



A responsabilidade que chega junto com a maioridade



André de 16 anos, também queria poder voltar mais tarde para casa,  de carro, mas acha que ainda não esta preparado para dirigir.
-Acho que 16 anos ainda é muito cedo para dirigir. Até os 18 a gente amadurece, ganha mais experiência. Não sei se teria maturidade para dirigir sozinho, só acompanhado por alguem mais velho.
Como ele, sua namorada Júlia de 15 anos, também busca a responsabilidade.
-Não tinha vontade de ter 18 anos, mas de poder fazer as coisas que os mais velhos podem com a idade que tenho. Queria ter a liberdade de fazer o que quiser. Não só entrar em lugares proibidos para menores, mas para poder trabalhar, ter o meu próprio dinheiro, ter mais responsabilidade. Deve ser bom responder pelo seus atos, sem depender de mais ninguém - acredita Júlia.
É justamente essa responsabilidade que Júlia procura que suas amigas Soraya e Maria, ambas de 14 anos, acham a unica coisa ruim de ser maior de idade. 
-O ruim é que com 18 anos a adolescência esta acabando. Você passa a ter muita responsabilidade e tem que trabalhar -Lamenta Soraya, acrescentando que, em compensação poderá entrar em boates.
Já sua amiga Renata, de 13 anos, só vê vantagens.
-Com 18 você esta livre, pode ir morar sozinha! Já ate combinei de dividir apartamento com uma  amiga -sonha Renata que esta contando os dias, ou melhor, os anos, para fazer 18 anos.


O GLOBO, RIO DE JANEIRO, 2 DE AGOSTO. 1998 CADERNO PLANETA GLOBO, P, 4

ATIVIDADE.

1ª - O texto é uma reportagem.
a) Por que o texto é uma reportagem e não uma notícia.
b) A reportagem é assinada por quem? 

2ª - Recorde o título da reportagem:

"O sonho de ser dono do próprio nariz"

a) O que quer dizer "ser dono do próprio nariz"? 
b) Em sua opinião, este título é adequado ao conteúdo da reportagem? É atraente, motivando o leitor a ler a matéria? 

3ª - A jornalista usou um subtítulo na reportagem.
a) Qual é o subtítulo?
b) O que diferencia os adolescentes que aparecem na parte inicial da reportagem dos que aparecem depois do subtítulo?

4ª - Identifique o contexto da reportagem (onde e quando foi publicada) e seu alcance ( a que adolescentes a reportagem se explica):
a) Em que jornal foi publicada a reportagem? Em que estado brasileiro é publicado esse jornal? Em que ano foi publicado a reportagem?
b) Em sua opinião, o que os adolescentes entrevistados dizem representa o que pensam os adolescentes de todos os estados brasileiros e de todas as camadas sociais?
c) Em sua opinião, os adolescentes de hoje continuam pensando da mesma maneira que os adolescentes entrevistados no ano em que a reportagem foi publicada?

Nenhum comentário:

Postar um comentário