Adjunto Adnominal
É o termo que determina, especifica ou explica um substantivo. O adjunto adnominal possui função adjetiva na oração, a qual pode ser desempenhada por adjetivos, locuções adjetivas, artigos, pronomes adjetivos e numerais adjetivos. Veja o exemplo a seguir:
O poeta inovador | enviou | dois longos trabalhos | ao seu amigo de infância. |
Sujeito | Núcleo do Predicado Verbal | Objeto Direto | Objeto Indireto |
Na oração acima, os substantivos poeta, trabalhos e amigo são núcleos, respectivamente, do sujeito determinado simples, do objeto direto e do objeto indireto. Ao redor de cada um desses substantivos agrupam-se os adjuntos adnominais:
o artigo" o" (em ao), o pronome adjetivo seu e a locução adjetiva de infância são adjuntos adnominais de amigo.
Observe como os adjuntos adnominais se prendem diretamente ao substantivo a que se referem, sem qualquer participação do verbo. Isso é facilmente notável quando substituímos um substantivo por um pronome: todos os adjuntos adnominais que estão ao redor do substantivo têm de acompanhá-lo nessa substituição.
Por Exemplo:
Ao substituirmos poeta pelo pronome ele, obteremos:
As palavras "o", notável e português tiveram de acompanhar o substantivo poeta, por se tratar de adjuntos adnominais. O mesmo aconteceria se substituíssemos o substantivo obra pelo pronome a. Veja:
Saiba que:
A percepção de que o adjunto adnominal é sempre parte de um outro termo sintático que tem como núcleo um substantivo é importante para diferenciá-lo do predicativo do objeto. O predicativo do objeto é um termo que se liga ao objeto por intermédio de um verbo. Portanto, se substituirmos o núcleo do objeto por um pronome, o predicativo permanecerá na oração, pois é um termo que se refere ao objeto, mas não faz parte dele. Observe:
Nessa oração, perplexos é predicativo do objeto direto (seus amigos). Se substituíssemos esse objeto direto por um pronome pessoal, obteríamos:
Note que perplexos se refere ao objeto, mas não faz parte dele.
|
retirado do site: Só Português
Adjunto adnominal
O adjunto adnominal (Ad Adn) pode ser representado por palavras ou locuções de valor adjetivo e sempre acompanhem um núcleo substantivo em qualquer função sintática. (conf. Gama Kury (1985).
Os adjuntos adnominais podem ser representados por várias classes gramaticais: artigos, pronomes adjetivos, adjetivos, locução ou expressão adjetiva, numeral:
- O lápis é do meu amigo.
(artigo definido) (pronome adjetivo) - Paulo é um garoto inteligente.(artigo indefinido) (adjetivo)
- A professora defendeu os direitos dos alunos e também dos professores.
(locução adjetiva) - Ela providenciou um prêmio justo.
(artigo indefinido) - Tinha olhos azuis, pele aveludada e cabelos escuros. (adjetivo)
(Todas as palavras grifadas são Adjuntos Adnominais e estão representados pelas classes gramaticais indicadas dentro dos parênteses.)
Após a leitura dos conceitos acima, clique na imagem abaixo e responda a atividade sobre Adjunto Adnominal.
Muitoo Boom Esse Texto"Adoreiiiii Muitooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!!!!
ResponderExcluirASS:Carol Santos Samylla Sales & Edvania Lima#
Incrível a vida '-'
ResponderExcluirVerdade!
ExcluirUma vez eu me chamei Kamila
ExcluirEu lembro!!!
ExcluirQue bom que você tem um boa memória !
ResponderExcluirRealmente é boa!!!
Excluir