segunda-feira, 23 de novembro de 2020

RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS.

        


O Candomblé e a Umbanda, apesar de suas semelhanças, apresentam muitas diferenças entre si, como origem, a relação com os orixás, rituais, o fenômeno da incorporação, entre outros. 


 CANDOMBLÉ

O Candomblé é uma religião africana que chegou ao Brasil junto com os negros que vieram em condição de escravos. A crença segue as leis da natureza e suas divindades são os orixás, vistos como ancestrais divinos que cuidam e equilibram nossas energias.

Diferente da Umbanda, onde a comunicação dos orixás com a terra ocorre por meio da incorporação, no Candomblé ela é feita por meio da leitura de búzios.

 

 

UMBANDA

A Umbanda é uma religião brasileira que surgiu em 1908 e foi revelada por Zélio Fernandino de Moraes, natural de São Gonçalo (RJ) e mescla elementos do catolicismo, cultos africanos e do kardecismo (espiritismo).

A religião acredita nos orixás como espíritos ancestrais, que se comunicam com a terra por meio da incorporação de médiuns.

Os trabalhos e assistências ocorrem enquanto os espíritos estão incorporados. Durante a incorporação, alguns orixás/espíritos fazem uso do fumo e bebida por parte dos médiuns. Outros, porém, como os espíritos das crianças, preferem doces e brinquedos. Por outro lado, não é feito o abate de animais em cerimônias de oferenda e agradecimento.

 

 Fonte: texto do site https://www.diferenca.com/candomble-e-umbanda

ATIVIDADE.

Para responder a atividade abaixo, clique AQUI.

1ª - Aponte cinco diferenças existentes entre o candomblé e a umbanda.

2ª - Leia, pesquise no site sugerido e explique o que significa o termo macumba. 

 ***

Nenhum comentário:

Postar um comentário