sábado, 12 de setembro de 2020

Símbolos Religiosos.

 


 

Após assistir ao vídeo, leia o texto abaixo.

 Qual é a origem dos símbolos religiosos?

 

CRUZ (Cristianismo)

Símbolos semelhantes já apareciam em culturas pagãs, antes de Cristo. Ela só foi adotada pelos cristãos quando o imperador romano Constantino aboliu as condenações na cruz, no início do século 4. Além de representar a morte de Cristo, a cruz simboliza Deus, Jesus e o Espírito Santo, nas pontas superior, inferior e laterais, respectivamente.


ESTRELA DE DAVI (Judaísmo)


Duas pirâmides – uma apontando para cima e outra invertida – representam a união ou equilíbrio entre o céu e a terra. Diz-se que Davi, importante rei de Israel, mandava gravar o símbolo nos escudos de seu exército como amuleto de proteção. A partir daí, a estrela de Davi passou a ser identificada com o povo israelita.

 

LUA CRESCENTE COM ESTRELA (Islamismo)


Estudiosos supõem que, mesmo antes do islamismo, árabes nômades cultuavam a Lua por viajarem à noite. Quando o símbolo foi adotado na bandeira do islâmico império turco- otomano, passou a ser identificado com os muçulmanos. Mesmo assim, muitos fiéis negam a utilização de qualquer símbolo para representar a fé islâmica.

 

OM (Hinduísmo)


É a forma escrita, em sânscrito, do principal mantra hindu. Os mantras são palavras, poemas ou textos entoados durante a meditação para auxiliar na concentração e invocar divindades. Vários textos dos Vedas as escrituras sagradas hinduístas – começam com Om – pronuncia-se Aum – e significa “aquilo que protege”.

 

YIN-YANG (Taoísmo)


Estudando as sombras projetadas pelo movimento do Sol, os chineses montaram um tipo de infográfico indicando a duração de dias e de noites ao longo do ano. Esse equilíbrio, fundamental para a agricultura, passou a representar a importância dos opostos e a presença de um dentro do outro bolinha preta na parte branca, e vice-versa.


DHARMACAKRA (Budismo)


Embora muitos não considerem o budismo como religião, a filosofia também carrega sua marca. O círculo de onde partem oito raios é conhecido como Roda do Dharma. Por sua vez, dharma são os ensinamentos de Buda para que se alcance a iluminação, entre eles o Nobre Caminho Óctuplo, com oito vias que levam ao fim do sofrimento.

 Fonte: adaptado de texto do site https://super.abril.com.br/mundo-estranho

 ATIVIDADE.

1ª -  Dos símbolos estudados acima, escolha dois que tenha chamado sua atenção. Escreva o significado de ambos no seu caderno e use sua criatividade fazendo um belo desenho. Pode usar tinta guache ou lápis de cor para colorir.
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário