segunda-feira, 1 de junho de 2020

Empatia.

Leia o texto abaixo.

    Daniel, pai de três filhos adolescentes, participava sempre dos jogos do colégio de seus filhos.  Para a olimpíada discutia os pormenores de todas as competições.  Numa quase decisão final de campeonato, presente a um jogo de basquete do colégio onde seus filhos estavam, torceu muito durante os vários jogos de decisão parcial. No último, já começou a não gostar do juiz escolhido. Criticou o tempo todo sua atuação.  O time de seu filho mais velho teve uma partida tumultuada. Ele gritava da arquibancada do ginásio do colégio contra a atuação do juiz que, aliás, era seu amigo. Sua esposa saiu de perto para não passar vergonha. Ele estava fora de si. O time quase perdeu. No último momento conseguiram o ponto necessário para a vitória.  À noite, o sr. Daniel recebeu um telefonema. Um dos juízes de jogo de decisão final estava mal. Decidiram escolher o sr. Daniel para juiz da partida.      

    Na manhã seguinte, como juiz do torneio de basquete feminino do colégio, sentiu a hostilidade de pais contrários à sua escolha. Ouviu palavras agressivas que o aborreceram.  Durante o jogo não conseguia acreditar na quantidade de coisas que aconteciam ao mesmo tempo. Tinha de tomar decisões rápidas e claras em meio a toda a agitação.  Não fez um trabalho muito bom. Os pais por sua vez o criticaram muito. Saiu daquela quadra terrivelmente humilhado apesar de todo o esforço. Essa experiência mudou completamente sua visão acerca dos juízes esportivos. Para entendê-los teve de passar pelas pressões que eles enfrentavam.  A partir daquele dia, refletiu sobre sua vida e atuação no mundo.

ATIVIDADE.

1ª - Perdoar a alguém que nos tenha ofendido é difícil. Também não é fácil pedir perdão, porque temos de reconhecer, na frente de outras pessoas, que nós erramos.  O que é mais difícil para você: perdoar ou pedir perdão? Por quê? 

Assista aos vídeos abaixo:



2ª - Elabore um texto que integre a mensagem dos vídeos sobre o sentimento de empatia, com o que estamos vivendo atualmente.

***


Nenhum comentário:

Postar um comentário