terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Linguagem Verbal e Não Verbal.

A linguagem é o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. Quando nos referimos à leitura de textos, a princípio temos a ideia de que o termo recai somente sobre um conjunto de palavras faladas ou escritas (diz o senso comum). As ciganas, contudo, dizem ler a mão humana, e os críticos afirmam ler um filme, logo, fazemos leitura de tudo o que nos cerca: os gestos, as situações, as gravuras, as fotos, os sons, o toque, o olhar, a vida e etc.
A maior parte da atividade compreensiva de um texto acontece durante a leitura. Enquanto se lê um texto, as previsões e o conhecimento de mundo devem ser ativados.
Linguagem verbal: 
É o uso da escrita ou da fala como meio de comunicação.
Quando falamos com alguém, lemos um livro ou revista, estamos utilizando a palavra como código. Esse tipo de linguagem é conhecido como linguagem verbal, sendo a palavra escrita ou falada, a forma pela qual nos comunicamos. A linguagem verbal é a forma de comunicação mais presente em nosso cotidiano, pois através dela, expomos aos outros as nossas idéias e pensamentos.
Exemplo:
Linguagem não-verbal:  é outra forma de comunicação em que o código utilizado é a simbologia. Utiliza de outros meios comunicativos, como placas, figuras, gestos, cores, sons, ou seja, através dos signos visuais e sensoriais.
A imagem abaixo é um exemplo de linguagem não-verbal, pois não utiliza do código escrito para transmitir o conteúdo. Esse sinal demonstra que é proibido fumar.
http://4.bp.blogspot.com/_-MT9Zf6fDBM/Sdw3gThMTjI/AAAAAAAAAGo/xZisNIA1IH8/s320/placa+proibido+fumar+1.jpg   (Acesso feito dia 3/11/2009)

A linguagem pode ser ainda verbal e não-verbal simultaneamente, usando palavras escritas e figuras ao mesmo tempo, como nos casos das charges, cartoons e anúncios publicitários.
http://blog1c.files.wordpress.com/2007/05/charges_09.jpg (Acesso feito dia 3/11/2009)


crédito do texto: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12204

Nenhum comentário:

Postar um comentário